sexta-feira, 24 de junho de 2016

GLACIAÇÃO OU AQUECIMENTO?











            Na região, os últimos invernos tem sido suaves. Com muita chuva e pouco frio. Antigamente os invernos eram muito duros, com até sessenta geadas por ano. Com o aumento da temperatura se se podia crer que a Terra estivesse realmente se aquecendo. Os adeptos da teoria do aquecimento global baseiam-se nos buracos do ozônio, no efeito estufa e na redução dos glaciares e em outras provas circunstanciais. Esta é apenas mais uma teoria, há outra que afirma que vai começar outra glaciação.Suas bases são mais profundas pois de baseiam nos ciclos da glaciações terrestres.
            Com teorias tão conflitantes (como tudo no conhecimento humano) o jeito é esperar para ver quem tem razão. O que é certo  é que as teorias nem sempre acertam  e como  homem está a pouco tempo sobre a Terra as dúvidas são maiores .Menor ainda é o período do registro das  variações climáticas. Enquanto a vida do homem é breve a da Terra é longa e dela pouco se conhece. A geologia faz seu trabalho e a paleontologia também. Sabe-se que houve períodos de enregelamento geral e de aquecimento geral. Nos últimos anos o calor aumentou, mas nos dois últimos invernos o hemisfério Norte passou por invernos tão rigorosos, que fazem pensar em nova era do gelo. O que demarca o aquecimento e o esfriamento da terra são os glaciares e as costas.Quanto maior o calor menores se tornam as costas ,quanto mais frio maiores elas ficam.
            Para entender as variações climáticas basta observar as mudanças ocorridas nas praias gauchas.  Em Tramandai, por exemplo, no começo do século dezenove o mar chegava até a Igreja matriz, hoje ela esta a cerca mil metros da linha da água. Quando Garibaldi levou os lanchões  farrapos de Viamão à Tramandai pelas lagoas costeiras ,havia maior profundidade  nos rios, restingas e lagoas litorâneas o que permitiu a navegação dos barcos na maior parte do trajeto. Hoje seria praticamente impossível refazer o trajeto feito por ele. Há muitos outros indícios de que o clima da terra tem variado em anos mais recentes.
            Quando eu era criança o frio do inverno na cidade era muito parecido com a atual massa de ar polar. As pernas das meninas chegavam a ficar feridas pela força do vento gelado que invadia o centro da cidade, visto que então era proibido o uso das calças compridas para alunas e professoras. Como eram medonhos os invernos, quando se vestia apenas saias.  Na minha há opinião a permissão de usar jeans e eslaques (nome dado outrora às calças compridas e um dos mais belos gauchismos.) foi a melhor obra da Revolução Gloriosa de 1964.
 Voltando ao tempo, não é necessário acertar sempre, um pouco de dúvida é melhor do que as certezas. Elas são mais criativas ,que a  certeza.  Não se deve esquecer o que disse Jean Jacques Rousseau: ‘A natureza nunca nos engana; somos sempre nós que nos enganamos. ’Basta esperar pelas suas respostas.  “E como afirma o mais sábio do sábio Leonardo Da Vinci: ‘Não há coisa que mais nos engane do que o nosso juízo”. O problema da ignorância é da alçada apenas dos homens.Não é verdade?


domingo, 12 de junho de 2016

FÁTIMA ALIENÍGENA?










            Um dos costumes atuais é o de desmerecer as criações humanas, atribuindo-as aos alienígenas, seja lá quem forem eles. Como se o cérebro humano fosse desqualificado para inventos, que um gênio como Nicolas Tesla ou um físico como Albert Einstein só pudessem realizar seus inventos por terem sido assessorados por seres de outros mundos. Não se trata aqui de negar da existência dos extraterrestres,, mas de verificar a retórica usada sobre eles.
            Não é assunto novo, atribuir luzes e técnicas a seres de fora da Terra. Na Antiguidade os gregos atribuíram o uso de novas técnicas a interferência de um herói Prometeu. Ele teria roubado o fogo dos céus, ensinando aos homens o seu uso. Foi condenado por Zeus  a ficar acorrentado a um rochedo no alto dos Montes Cáucaso por 30 mil anos enquanto uma graciosa  águia bicava seu fígado .Desde sempre há mitos estranhos sobre   seres vindos do espaço em  carruagens de fogo.Tanto na Bíblia como em  lendas orais de outros povos antigos,seja  da América  ou da Índia . Poucos povos acreditam em seus próprios méritos, preferindo transferi-los para o além. A grande obra como as construções do Egito ou do Tiahuanaco tem sido atribuída aos alienígenas. Sem esquecer os fenômenos atuais como os círculos das plantações e os chupa cabras.
            A última novidade é a de atribuir as aparições da Virgem de Fátima e os fenômenos acontecidos com o Sol aos alienígenas, nos idos de 1917. Assim os extraterrestres teriam até ligações com o atentado contra o Papa João Paulo II. Também a eles são atribuídas às epidemias como a influenza e a AIDS. Até mesmo o DNA humano seria resultado da ação alienígena sobre o homem das cavernas.
            O que não falam (os adeptos dos deuses astronautas) é de onde vieram os defeitos humanos, como a inveja, o orgulho, a ambição, a gula, a luxuria, nem a moeda, o lucro e a corrupção. Sob tal ponto de vista as qualidades humanas seriam fruto dos extraterrestres, já os defeitos possivelmente   criações do próprio homem. Mas até os defeitos sofrem a interferência de outros seres como o diabo e a serpente que tentou Adão e Eva no paraíso, induzindo-os a comer do fruto da árvore da sabedoria. Os homens seriam isentos de toda e qualquer responsabilidade pelos seus atos?
          Como diz o poeta Mario Quintana: ”E um dia os homens descobrirão que esses discos voadores estavam apenas estudando a vida dos insetos,”, ou seja, a dos homens. Ou como diz o cientista Carl Sagan;” O que é mais assustador?A ideia de extraterrestres em mundos estranhos,ou a ideia de que, em todo este imenso universo,nós estamos sozinhos?”
            Por falar em extraterrestres, ainda não se sabe de onde são como vem (buracos de minhoca é uma das explicações), nem o motivo de chegarem até aqui. Cabe provar até se realmente existem.  Ficam em aberto outras questões: Os novos e os velhos deuses seriam astronautas? Para ir para ao céu seria preciso embarcar em suas naves? O que pensa o leitor?


sábado, 4 de junho de 2016

GOVERNANTES & GOVERNADOS











            Não conheço um brasileiro que esteja feliz com o governo do Brasil. Deve existir, apenas não o conheço.  O país mereceria ser mais bem dirigido. O que acontece no governo nacional, se repete no estadual e nos municipais. Em geral governos com  desempenhos poucos recomendáveis.Um bom exemplo de como é falha a administração,basta verificar os salários dos professores estaduais ,que não recebem aumento desde os idos do era uma vez.Ao contrário dos juízes e dos deputados extremamente bem pagos e com salários  reajustados anualmente. Não é por nada que os professores estão em greve, pois alem de receber pouco, ainda são pagos de forma parcelada. Todos sabem que há uma crise, mas a crise maior é da falta de consciência. Como alguém pode ensinar mal vestido, mal alimentado, sem condições de estudar? Com o salário mínimo?  Assim vivem os professores estaduais. A sua greve é justíssima.
            O mais injusto é a diferença de salários entre as categorias. Um deputado ganha por mês o que recebe um professor por um ano de trabalho. Para receber o equivalente ao salário mensal de um juiz um professor deveria trabalhar quatro anos!O atual governador do Estado que foi um líder estudantil comunista, atualmente fala como um sacerdote, remetendo- se a Deus em todas suas entrevistas. Por falar em Deus, só ele  deve gostar de seu desempenho!
            Corre na Internet uma entrevista concedida pelo atual Ministro das Relações Exteriores. Nela o luminar afirma que o nome do Brasil se chama Estados Unidos do Brasil ,quando qualquer brasileiro conhece o nome atual do país , desde 1988, que é  Republica Federativa do Brasil . Mais do que ignorância o  seu lapso  de memória revela o anseio  que tem para que o Brasil  volte a ser o quintal dos USA.Como o governador ( com letra minúscula sim) foi seminarista e comunista..
            O ex-sociólogo e ex-presidente (também com minúsculas) por sua vez tem trocado os pés em defesa ao golpe. Foi desconvidado para um evento em Portugal e vaiado em outro aqui mesmo em  sua casa. Ele já foi um defensor da democracia e, diga-se de passagem, do parlamentarismo Os recém-conversos ao liberalismo, parecem que sofreram de algum tipo de amnésia, esquecendo-se dos governados.
            Enquanto tudo isto acontece isto os governados não acreditam no que acontece. O Ministro da Transparência, para revelar a sua, transpareceu-se ao aconselhar os políticos seus colegas corruptos as melhores formas de como fugir da Laja Jato.
            Como afirma Thomas Payne: "O governo, mesmo quando perfeito, não passa de um mal necessário; quando imperfeito, é um mal insuportável.” Infelizmente George Bernard Shaw tem razão quando diz: “A democracia é um sistema que faz com que nunca tenhamos um governo melhor do que merecemos.”