sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

MAIS FEIO DOS NATAIS



Resultado de imagem para imagens da decoração denatal da praça dante caxias do sul

            Fico  lembrando os oitenta natais que já vivi, há lembranças de todo tipo, sendo o Natal festa de rememoração  nela tudo pode acontecer. Há saudades, tristezas, brigas e até alegrias de todo tipo Por fim , o Natal é tempo também de aprendizado . Há lições, pois por mais que se viva sempre é tempo de aprender. Nisto tudo o nascimento de Jesus parece que tem pouco a ver.
            Mas afinal o  centro  das celebrações  natalinas é o nascimento de Jesus e sua representação simbólica o presépio. O pinheirinho tem a ver com a fé germânica, enquanto o Papai Noel é americano de origem. Na Europa era São Claus.  Enfim originários  de vários  costumes natalinos ,os cultos natalinos vem  de  países cristãos com crenças   e modos diversos entre si.
            Em Forqueta quando eu era pequena não havia celebrações natalinas na Capela, onde havia apenas uma missa por mês. Mas na minha casa havia um pavoroso Papai Noel e muitos presentes. Anos depois em Caxias havia a Missa do Galo a qual  toda a população comparecia. Era realizada a meia noite mesmo, nestes tempos a cidade que era calma, não era enfeitada, apenas havia presépio da Catedral e nas casas familiares. Não havia luzes nem enfeites. Os presentes já existiam, mas eram reduzidos.  Nos tempos da infância da minha mãe, ou seja, no começo do século XX, os presentes eram distribuídos no dia 6 de janeiro Festa dos Reis Magos,costume perdido.
            A decoração da cidade começou na década de cinquenta, com o pinheirinho colocado na Praça. Na década de setenta começou a iluminação da cidade na Julio. Mais uma das muitas influencias norte americanas.  Nunca houve muita beleza na decoração da cidade, mas  esta atingiu seu ápice na década de noventa, com a participação do comercio lojista (CDL). Houve um ano em que houve até um concurso de decoração das casas e edifícios, mas isto foi no fim do século, período de euforia econômica. Nunca a  cidade ficou mais linda do que então.
            Este ano foi batido o recorde quase secular de feiura  na decoração natalina, com fantasmas dependurados no pinheirinho  fingindo de anjos  e alguns pinheiros artificiais  tortos colocados no   meio do chafariz sem água. Segundo se diz quebrado e sem verba para seu  conserto. Pobreza completa, como a decoração da Forqueta. O centro da cidade está tão triste e tão feio como nunca. As calçadas estão sujas de excrementos de pássaros, as pombas comem enlouquecidas as plantas e as flores nelas  plantadas. Periodicamente se tem a noticia da pretensão da administração em erradicar as pombas, mas elas continuam mais fortes que as pretensões.  As pombas são o símbolo da inépcia das administrações municipais.  Que triste  annus horribilis!





sábado, 17 de dezembro de 2016

FIDEL & CHE


            



Quem morre jovem vira mito e herói, já quem vive demais fica desgastado pelo tempo. È o caso de Che Guevara e de Fidel Castro. Um viveu de menos outro viveu demais. Interessante observar como a história registrou a vida de um e de outro. Ernesto Che Guevara foi figura menor na revolução cubana.  Guevara entrou tarde e saiu cedo da cena, argentino, portanto estrangeiro em terras cubanas. Em busca de uma revolução mundial tentou semea-la na África e na América. Acabou sendo assassinado na Bolívia, na força da idade, aos39 anos. Sua figura cheia de beleza e carisma passou a decorar os quartos dos jovens idealistas e a enfeitar as muitas camisetas pelo mundo afora. Não há astro do rock nem de qualquer outra área que tenha sido tão presente como Che, no mundo dos jovens de uma ou mais gerações. Um fenômeno único de marketing.
            Fidel Castro líder da Revolução Cubana homem grande não teve o mesmo impacto que o jovem Che sobre os jovens. Dado ao planejamento de uma revolução e a criação de um governo socialista a 90 quilômetros da costa dos Estados Unidos realizou o sonho de uma geração. A ilha de Cuba que a máfia norte americana, era possesão da United Fruit Company durante parte dos séculos XIX e XX dominou o Caribe como um todo.  Ele descolonizou o Caribe.
            Foi o responsável pela descolonização de Cuba. Descolonização é o processo por meio do qual um país deixa de ser colônia de outro. O Brasil deixou de ser colônia de Portugal em 1822,mas no século XX muitos países ainda eram colônias.  Cuba desejava sua libertação dos USA, dai a ação de Fidel Castro que com um grupo de 80 jovens invadiu a ilha e depois de muita luta tomou o governo de Cuba. Foi esforço heroico. A Revolução Cubana deu inicio de um processo de descolonização que se estendeu pela África e Ásia terminando com os últimos impérios coloniais da França e da Inglaterra naqueles continentes.
            Tomado o poder instalou um regime socialista, sem eleições diretas. Durante quase meio século, ou seja, entre 1959 e 2008 Castro governou o país, quando renunciou em favor de seu irmão Raul Castro. A ditadura castrista contava com o apoio de parte da população ,mas muitos anti castristas  emigraram para os Estados Unidos no inicio da  a década de sessenta. Foi um líder corajoso, fez reformas sociais de monta na saúde e na educação, mas o país foi pelo um bloqueio severo dos USA. Nunca poderá ser acusado de democrata. Com o tempo ficou famoso pelos seus discursos intermináveis. Representou o ideal de uma época Disse ele: É preferível morrer pelo fogo, em combate, a morrer em casa, pela fome. “ Morreu de velhice!






segunda-feira, 12 de dezembro de 2016

BYE BYE PARIS



  1. Resultado de imagem para imagens de paris






             Quem já conheceu Paris já não a reconhece. Quem não a conheceu jamais saberá como era a cidade luz, a cidade cidadã, e a cidade da cortesia. Paris era tudo isto e muito mais. As imensas livrarias do Boulevard Saint Michel,nas proximidades da Sorbonne, seus maravilhosos cafés, nada disso existe mais. Hoje os parisienses estão mal humorados, os turistas não são bem tratados e a cortesia sumiu.
            Hoje Paris é uma cidade suja. Uma cidade amedrontada ,onde a segurança extrema dificulta até a mobilidade urbana .Para ir os museus se enfrenta filas quilométricas, tendo as bolsas abertas e examinadas e o corpo passado por detector de metais em cada loja .Uma sensação desagradável de medo e de crise. A crise geral do sistema, que empesta o mundo.
            Outra coisa que parece ter sumido é o orgulho pela língua. Os franceses cultuavam sua língua e o turista era corrigido em sua pronuncia, hoje o turista é recebido em inglês. Onde fica a francofonia?  A nova língua que substitui o latim como linguagem universal é o inglês.
            O que mais impressiona que não seja a sujeira e as revistas constantes,é a ausência de europeus .É impressionante a mudança do perfil das pessoas nas ruas, sem consultar dados ,mas apenas com um olhar se verifica que os europeus estão se tornando minoria.Há chineses, japoneses, coreanos e árabes das mais diversas etnias entre os asiáticos. Há africanos de todos os matizes e cores. Ao que tudo indica, os três grandes grupos étnicos se equivalem. Os africanos estão em todas as partes, são eles a base da segurança privada parisiense. Estão aos pares nas entradas de cada loja dos bulevares parisienses.
            Até mesmo a impecável comida francesa esta deixando a desejar. Em primeiro lugar estão os preços estratosféricos, em segundo lugar a redução da qualidade do produto. Para quem viaja com uma moeda desvalorizada como a brasileira, cada água mineral (6 a 9 reais) e cada coca cola (9 a 12 reais) bebida é um sofrimento. Cada entrada no metrô (5 a 6 reais) é uma facada na bolsa.
            Por fim o pior de tudo :a poluição.O pico da poluição ocorrido entre os dias 22 e 26 de novembro fez com que Paris (com uma temperatura de 4 graus abaixo de zero) ficasse coberta por tal poluição que parecia envolta em neblina amarelada,com os espelhos d’água dos parques públicos cobertas de gelo ,com as gaivotas patinando em sua superfície.
            Sempre achei que a melhor parte da viajem era à volta para casa, esta é agora uma verdade maior”.Afinal com o diz Bilac:” A pátria não é a raça, nãoé o meio, não é a política nem a economia, pátria é o idioma criado ou herdado pelo povo.” Em outras palavras:pátria é o Brasil ,não o governo golpista!





PÉROLAS





  1. Resultado de imagem para imagens de perolas




            Pérola uma das mais belas palavras da língua portuguesa. Parece que vem do latim clássico perna (ostra). Nem o Google sabe quando as perolas começaram a ser usadas , nem a origem exata da palavra. O Google é a síntese do saber humano, hoje o que não está no Google não existe.Esta é a opinião de muitos internautas,seres humanos comuns em tempo virtuais.  Pérola como tantas outras coisas está no reino das hipóteses. Reino este no qual o homem como ser pensante vive e reina.
               De qualquer forma elas já existiam no Império Romano e na Palestina nos tempos de Jesus , que se refere a elas no evangelho de Mateus (7:6):“Não deis aos cães o que é santo, nem lanceis ante os porcos as vossas pérolas, para que não as pisem com os pés e, voltando-se, vos dilacerem.” A frase de Cristo se tornou dito popular  “não dê pérolas aos porcos.” O que significa que não se deve gastar  latim com quem não entende a língua,ou seja não vale a pena gastar tempo e dinheiro com quem não  sabe deles.Mesmo porque o tempo se gasta a si mesmo sem ser preciso fazer qualquer esforço.
            Mas voltando as pérolas, há um tipo de perola, conhecida como pérola gramatical ,tal expressão é usada para designar o uso de palavras inadequadas para determinadas situações. Vocábulos dos quais os pobres vestibulandos ( agora serão eneandos?)tem fornecido exemplos práticos.  Um bom exemplo foi escrito por um  deles :o maior matrimônio (patrimônio)do país é a Educação. “Outra perola agora do ENEM na qual filosofa o aluno:  “Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele. Cquote2.png
             Outro grupo que tem fornecido pérolas gramaticais são os políticos,mais do isto, tem fornecido cursos inteiros de como enganar a população , além de se enganar com as palavras. George W. Bush pronunciou algumas frases geniais.Lembre algumas: "As pessoas que entram no país ilegalmente estão violando a lei",  "Seria um erro da parte do Senado dos Estados Unidos consentir que saia dessa câmara qualquer tipo de clonagem humana"  e por último "Sei que o homem e os peixes podem conviver pacificamente"..       
            Os vereadores caxienses seguem o exemplo dos outros políticos. Alguns tem abusado do direito  de proferir pérolas .A maior delas se deve   a proposta da OAB/RS de instalar uma CPI da Segurança Publica “Não vai resolver nada buscar os culpados do passado.Precisa resolver daqui para frente” Esta pérola política deve servir de reflexão cuidadosa. Pois ela  significa que o crime de ontem não deve ser resolvido, apenas  os que forem cometidos de amanhã em diante.Mas os cometidos amanhã serão se transformados em crime de ontem , passado o dia da sua ocorrência. Assim nenhum crime merecerá punição.Mundo feliz! Aguardem as perolas de Trump, os ditos de  Obama sempre tiveram humor e bom senso.


UM NOVO BRASIL?








            A igreja Católica no Brasil tem decrescido na medida em que ascendem as religiões evangélicas.  O número de católicos que era de 95 % no censo de 1960, é de em 64,5% em 2014, Os percentuais são muito mais suaves para o entendimento do que os números reais ,nos últimos dez anos cerca de 43 milhões de pessoas deixaram o catolicismo e passaram a seguir os cultos evangélicos. Se houver o mesmo tipo de crescimento daqui a dez anos as religiões evangélicas serão majoritárias ,o que lhes garantirá a maioria absoluta também na representação política.
            Mudanças tão radicaias se devem antes demais nada ao recuo na posição social da Igreja nos últimos 40 anos, tanto com João Paulo II ,bem como com Bento XVI. Cito frei Beto ,que no Correio Riograndense (9/11) que informa ainda que a cada ano no Brasil são abertos 14 mil novos templos evangélicos . Com o Vaticano II a Igreja de abriu seus braços para os pobres, mas com os dois últimos pontífices ela se voltou mais para a política mundial,do que para as necessidades dos fieis.Adotou uma atitude dogmática avessa as antigas ações sociais das comunidades de base e dos movimentos sociais,como o MST. As comunidades evangélicas abrigaram os desvalidos sociais, esquecidos pela Igreja. O Papa Francisco chegou tarde com sua generosa posição, os pobres de Cristo buscaram outro abrigo.  Já os evangélicos se voltaram para uma forma pragmática de auxiliar os que precisam , criando redes de apoio mutuo,voltando-se a crença dos Evangelhos,tanto em suas profecias ,como nos exorcismos.
            Uma coisa é certa, mais e mais a religião avança na política, mas infelizmente não avança do mesmo modo na prática religiosa. Na política ela se torna os evangélicos deixam de ser pragmáticos e se tornam dogmáticas. Enquanto os católicos dogmáticos na pratica são pragmáticos na política.Os evangélicos adotam posições de extrema direita ,passam a considerar a esquerda como o mal do mundo e obra do demônio. O radicalismo político só tem feito mal a frágil democracia brasileira.
            Cristo ao contrario de seus seguidores foi um arauto das mudanças sociais muitas de frases mais diretas se referem à injustiça social.Diz Ele : ’ Tenho compaixão da multidão... “Não têm o que comer” (Mc 8:2).  “Ele disse ainda:” Filhinho, quão difícil é entrarem no Reino de Deus os que põem a sua confiança nas riquezas!  “É mais fácil passar o camelo pelo fundo de uma agulha do que entrar o rico no Reino de Deus”. (MT:10:25,26 ).  As religiões se tornaram  reacionárias. Tal contradição que mereceria  estudos .
            Seria bom se o novo Brasil fosse realmente cristão. Muitos católicos e muitos evangélicos se valem do nome de Jesus, mas dele estão distantes.Seria perfeito se os brasileiros se tornassem verdadeiros seguidores de Jesus. Há poucas crenças mais belas do que aquela que prega o amor. Mas há muitas religiões e muitos tipos de fé. (Engraçado fé não flexiona) Como a lembrada por Albert Einstein: "A religião do futuro será cósmica e transcenderá um Deus pessoal, evitando os dogmas e a teologia.” Ou como quer Victor Hugo :"A tolerância é a melhor das religiões”. Não será esta a melhor delas?