domingo, 16 de março de 2014

BODE EXPIATÓRIO





Entre os judeus havia um costume, o de separar um animal do rebanho, em geral um bode, deixando-o solto no deserto, carregado dos pecados de todos.  Esse era chamado de bode expiatório. Ele se tornava responsável pelos pecados  do restante da população, que assim se livrava deles. Esse costume ganhou espaço na cultura judaico cristã.
Em geral, os homens fogem de sua responsabilidade, transferindo a culpa para algo ou alguém. Logo após a  Segunda Guerra tudo o que acontecia no mundo era culpa  dos japoneses e dos alemães. Assim nos filmes, nos seriados e até os sermões da Igreja eram eles os bandidos culpados pelos problemas do mundo, apesar de ser uma época de guerra mundial onde os homens de muitas nações se matavam. Como os comunistas da URSS faziam parte dos Aliados deles não se falava.
Terminada a Guerra o grande bandido passou a ser o comunismo e os comunistas. Assim, tudo o que acontecia no mundo era por culpa deles. Tudo o que dava errado no Brasil era de sua responsabilidade: greves, desordens e problemas. Como o responsável era conhecido era atacado e os verdadeiros responsáveis ficavam satisfeitos. Os baixos salários ou os problemas de segurança não contavam, os culpados eram sempre os comunistas.
Durante a ditadura,, no Brasil o grande representante do mal foi Leonel Brizola. Acusado de tudo o que acontecia desde a guerrilha até o assalto aos bancos. Alguém se lembra do Grupo dos 11, responsável por todo o mal.  Ao que indica seria m mortos muitos pais,  segundo o que se dizia Brizola  pretendia realizar uma chacina . Com o fim da Guerra Fria e a queda do muro (1989) era preciso encontrar novo responsável pelos mal feitos. Logo se achou os árabes (iraquianos) e Sadam Hussein. Depois, outros mais foram encontrados como Osama Bin Laden.Sempre um bode novo.

No Brasil novo bode foi encontrado o Partido dos Trabalhadores. Nas capas das revistas apareciam caricaturas do Sapo Barbudo, apelido dado a Lula por Delfim Neto (?). Assim graças à propaganda enganosa o Brasil elegeu o Caçador de Marajás, um dos maiores equívocos nacionais. Pois bem o tempo passou e o Sapo Barbudo foi eleito presidente, desde então há um novo inimigo a combater no caso o PT. Segundo parece tudo o que acontece atualmente no Brasil é por culpa desse Partido. As falcatruas políticas que todos cometeram (e cometem) ficam restritas a ele. Assim fica fácil viver, pois enquanto se acusa o culpado do dia os outros podem descansam em paz com seus próprios erros e falcatruas. Fica fácil acusar o outro pelos próprios erros. Por falar nisso quem é mesmo seu bode expiatório?

Nenhum comentário:

Postar um comentário