sábado, 14 de fevereiro de 2015

OSCAR &CONCURSOS












Cada concurso tem suas normas e suas regras. Cada um deles tem suas comissões organizadoras, classificatórias e seus jurados, para as várias etapas. Cada concurso tem sua pátria e seus donos Não há como negar que os donos dos concursos têm uma  ideologia e paradigmas. Ou seja, cada resultado de qualquer concurso  depende dos fatores citados e de tantos outros, como critérios de inclusão e de exclusão.Tanto no premio Nobel (Sueco) como no Oscar (Americano) existem  os citados elementos .
 Há ainda os interesses políticos que não podem ser esquecidos. Muitas vezes são eles que determinam os resultados, não importando a qualidade do produto. Assim há ganhadores do Nobel de Literatura cujo valor literário é pífio e  filmes ganhadores do Oscar que não pagam a pena ser vistos . Há ainda astros que tem tão pouco brilho cuja qualidade única é ser ganhador do premio.
 Em relação ao Oscar trata-se de vender filmes, no caso mercadorias, cujas qualidades são altamente discutíveis. Cito apenas um exemplo de um ganhador do Oscar que poucos curtiram, pois se trata de propaganda política, é o filme Guerra ao Terror (Bigelow,2010), cuja qualidade foi o premio concedido.
No próximo dia 22 de fevereiro haverá a entrega do Oscar, na 87ª cerimônia a ser realizada em Los Angeles. Por certo terá enorme audiência. Enquanto isso milhões de pessoas no mundo, buscam e buscarão as salas de cinema para assistir as mercadorias premiadas. O Oscar garante a hegemonia de Hollywood e ao mesmo tempo a manutenção da empresa cinematográfica Quem pensa em outros prêmios?  Sejam os dos festivais de Berlim ou de Cannes?
Vi grande parte dos filmes concorrentes. Garanto que há de tudo. Na verdade em relação ao Oscar há uma constante. Em geral o vencedor é um filme sobre superação de adversidades. Em geral os atores  ganhadores do Oscar são transformistas : um gordo  que se transforma num magro aidético , ou um magro que vira um gordo lutador.  Por este motivo as comédias nunca ganham  prêmios. Nem Charles Chaplin. O filme vencedor  desse ano deverá  ser (ou muito me engano), algo assim como Birdman, campeão das indicações. Bem ao gosto americano. Se  o critério for superação deverá ganhar o água com açúcar A teoria de tudo. Já o premio de melhor ator deveria ser de Benedict Cumbertatach, no papel de Alan Turing. Gostei de um filme que recebeu apenas duas indicações, trata-se de Selma um fragmento da luta de Martin Luther King Jr, na cidade do mesmo nome que o filme,situada no Alabama. Vale conferir.
Por falar em Oscar vale citar King Jr. “A injustiça num lugar qualquer é uma ameaça à justiça em todo o lugar.” Uma coisa  eu garanto, muitos filmes e  atores  são e  serão os injustiçados. Afinal a Academia não é infalível.
Loraine Slomp Giron Historiadora



Nenhum comentário:

Postar um comentário