Há
105 anos, no dia 10 de junho foi inaugurada a estrada de ferro ligando Caxias
ao restante dos pais. No mesmo dia a Vila de Caxias foi elevada à condição de cidade. Foram dois
marcos fundamentais para o progresso da região.. As distancias diminuíram e a
fisionomia do Estado mudou. Com a chegada da ferrovia as velhas estradas
coloniais foram deixadas de lado. Ninguém mais precisava ir para São Sebastião
do Cai tomar um barco para ir a Porto Alegre. O trem encurtou as distancias e facilitou
as viagens.
Muitas
regiões como Nova Milano, como o Porto de Guimarães deixaram de ter
importância. Feliz deixou de ser pouso e estagnou regiões que tinham pousos,
casa de negócios, aos poucos foram sendo deixadas de lado. O fluxo de tráfego
entre São Sebastião e Caxias deixou de existir de uma hora para outros,as
companhias de navegação aos poucos fecharam suas portas.A antiga estrada ficou
com apenas com o tráfego local. Fica difícil imaginar Caxias sendo menor do que
São Sebastião do Cai, mas já foi seu 5 distrito.
Com
a construção da estrada tudo mudou. Houve um deslocamento geral da economia
centralizando-se na ferrovia e em suas estações. De um dia para outro surgiram
novas localidades ao longo da ferrovia, como as de Nova Vicenza, Desvio Rizzo, Desvio
Blauth Nova Veneza, Forqueta entre tantas outras.
A
história de Nova Vicenza (hoje Farroupilha) então distrito de Caxias é
paradigmática. Nova Milano era um centro comercial, por ela passava a estrada
que ligava Caxias a São Sebastião, lá existiam pensões grandes casas de negócio
sendo a sede do 1º distrito de Caxias. Em pouco tempo a estrada de ferro levou
ao comércio, as pensões para Nova Vicenza, e a estação inaugurada em 1908, fez
com que o distrito fosse nela sediado e em poucos anos se tornou um município..
Muitos negociantes alemães do vale dos Cai se instalaram em Nova Vicenza que se
um centro de comércio de produtos coloniais. Enquanto Nova Milano parou no
tempo.
A
cada mudança dos caminhos corresponde a uma mudança econômica, são as estradas
que trazem o progresso e transformam as regiões. A ferrovia fez com que as
empresas se instalaram ao longo de seu percurso. Novas empresas foram criadas
Empresas ligadas aos mercados consumidores ,não mais apenas Porto Alegre, mas com o centro do Pais. A elevação de
Caxias à cidade por outro lado trouxe novas repartições públicas, cartórios,
coletorias e órgãos do poder judiciário, como o fórum. Trouxe ainda a
possibilidade de novos empregos públicos e privados nas novas empresas e nas antigas
que passaram a se expandir.
Tudo mudou quando a estrada de ferro deixou de
ser o caminho do progresso. Quando fecharam o mais barato meio de transporte o
substituindo pelo rodoviário mais caro e arriscado. Alguns estados mantiveram o
transporte ,como São Paulo. Foi à inépcia dos governos do Rio Grande que acabou
com as ferrovias gaúchas Incrível, até com o trem conseguiram terminar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário