sábado, 13 de junho de 2015

ESTRADA DE FERRO












Há 105 anos, no dia 10 de junho foi inaugurada a estrada de ferro ligando Caxias ao restante dos pais. No mesmo dia a Vila de Caxias  foi elevada à condição de cidade. Foram dois marcos fundamentais para o progresso da região.. As distancias diminuíram e a fisionomia do Estado mudou. Com a chegada da ferrovia as velhas estradas coloniais foram deixadas de lado. Ninguém mais precisava ir para São Sebastião do Cai tomar um barco para ir a Porto Alegre. O trem encurtou as distancias e facilitou as viagens.
Muitas regiões como Nova Milano, como o Porto de Guimarães deixaram de ter importância. Feliz deixou de ser pouso e estagnou regiões que tinham pousos, casa de negócios, aos poucos foram sendo deixadas de lado. O fluxo de tráfego entre São Sebastião e Caxias deixou de existir de uma hora para outros,as companhias de navegação aos poucos fecharam suas portas.A antiga estrada ficou com apenas com o tráfego local. Fica difícil imaginar Caxias sendo menor do que São Sebastião do Cai, mas já foi seu 5 distrito.
Com a construção da estrada tudo mudou. Houve um deslocamento geral da economia centralizando-se na ferrovia e em suas estações. De um dia para outro surgiram novas localidades ao longo da ferrovia, como as de Nova Vicenza, Desvio Rizzo, Desvio Blauth Nova Veneza, Forqueta entre tantas outras.
A história de Nova Vicenza (hoje Farroupilha) então distrito de Caxias é paradigmática. Nova Milano era um centro comercial, por ela passava a estrada que ligava Caxias a São Sebastião, lá existiam pensões grandes casas de negócio sendo a sede do 1º distrito de Caxias. Em pouco tempo a estrada de ferro levou ao comércio, as pensões para Nova Vicenza, e a estação inaugurada em 1908, fez com que o distrito fosse nela sediado e em poucos anos se tornou um município.. Muitos negociantes alemães do vale dos Cai se instalaram em Nova Vicenza que se um centro de comércio de produtos coloniais. Enquanto Nova Milano parou no tempo.
A cada mudança dos caminhos corresponde a uma mudança econômica, são as estradas que trazem o progresso e transformam as regiões. A ferrovia fez com que as empresas se instalaram ao longo de seu percurso. Novas empresas foram criadas Empresas ligadas aos mercados consumidores ,não mais apenas Porto Alegre,  mas com o centro do Pais. A elevação de Caxias à cidade por outro lado trouxe novas repartições públicas, cartórios, coletorias e órgãos do poder judiciário, como o fórum. Trouxe ainda   a possibilidade de novos empregos públicos e privados nas novas empresas e nas antigas que passaram a se expandir.
 Tudo mudou quando a estrada de ferro deixou de ser o caminho do progresso. Quando fecharam o mais barato meio de transporte o substituindo pelo rodoviário mais caro e arriscado. Alguns estados mantiveram o transporte ,como São Paulo. Foi à inépcia dos governos do Rio Grande que acabou com as ferrovias gaúchas Incrível, até com o trem conseguiram terminar.


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