sábado, 5 de setembro de 2015

CELULAR








Eu não gosto de telefones. Deve ser o que restou do meu medo dos grampos da ditadura. Muito menos de celular , segundo meu filho paulista eu o uso como se fosse telefone fixo, ou seja, deixo-o sempre em casa. Sou uma raridade pré-histórica. Hoje o mundo vive a era do celular. Ele tem sido o vade mecum do mundo. Para quem não sabe vade mecum é  um pequeno livro onde se  explica  um pouco de cada coisa,ou seja   livro de referência de uso frequente.Uma espécie de google escrito.Hoje o celular mais do que isto, tem sido uma espécie de cordão umbilical que une as pessoas, um talismã ou uma pedra de toque milagrosa.
Algumas pessoas não entendem como era a vida antes do celular. Vivia-se e muitíssimo bem. O que não se fazia era receber continuamente torpedos, propagandas e convites pelo telefone. Abençoadamente, os velhos telefones fixos não tinham telas nem recebiam mensagens, em geral, imbecis. Os encontros eram agendados com antecedência, os recados urgentes eram transmitidos pelo fixo. Os encontros tinham hora e local  bem determinados, poucas coisas   aconteciam de imediato, ao sabor da hora.  
Dizia-se outrora que a televisão havia terminado com as conversas em família, que seria ela responsável pelo distanciamento familiar. O que dizer agora da Internet, responsável direta pelas mudanças, que transformaram o celular no principal meio comunicação ? Esses dias num restaurante um casal de namorados comia em silencio cada um olhando fixamente para o seu celular, escrevendo entre as garfadas de comida. Não disseram uma só palavra. Talvez estivessem se comunicando por torpedos. Ou não, quem pode saber? O silencio se tornou bem maior em tempos de celulares. Retrato de uma nova era.
A nova tecnologia têm aspectos positivos, pode agilizar a descoberta de criminosos, dar noticias sobre catástrofes, ser o primeiro a dar as últimas notícias. Que ainda por cima podem ser retransmitidas para o mundo. Tudo que antes era obscuro e reservado ficou escancarado. Não são os celulares que ocasionam os crimes ou as obscenidades, são eles que os  revelam.Eles são consequência ,não causa,já que o mundo virtual é  o real visto de costas.
A maior parte do que é recebido ou transmitido pelos celulares (o mesmo vale pelos pcs,e ipads)não tem a mínima importância,não passa de lixo eletrônico,como o que há nas lixeiras reais .  Por falar em lixo basta dar uma olhada nas mensagens, charadas e frases transmitidas por eles e que estão à disposição na Internet.  Verifique algumas delas: ”Quem deu meu número pra minha operadora? Agora ela não para de me mandar mensagens.” Eu não fico o tempo todo no celular, tem horas que eu até durmo. “ Vivemos em um mundo onde tomadas são mais procuradas do que amor verdadeiro.” É preciso dizer mais?



Nenhum comentário:

Postar um comentário