sábado, 19 de dezembro de 2015

POLÍTICA DE OUTRORA











Caxias de outrora era bem mais divertida do que a de hoje. Talvez, por ser cidade menor era mais dada a gozações e brincadeiras. Bento Gonçalves era alvo de milhares de piadas renovadas toda semana. Hoje parece que tudo ficou serio demais e antipático demais. Naqueles tempos não  se falava em impeachement, nem se tentava culpar um só partido pelos desmandos, que sempre caracterizaram a política brasileira.
Eram tempos tão extraordinários que até os vereadores trabalhavam de graça. Honrados que eram por servir sua terra.  O máximo que havia era uma ajuda de custo para o vereador que morasse  em São Marcos , em Nova Vicenza o e em Nova Trento.Caxias era menor em população ,mas a sua área era maior.   Ainda assim ninguém acreditava nos políticos.  Em nenhum, era uma descrença geral. È difícil precisar quando começou este negócio de acreditar em alguns políticos e não em outros. Talvez seja fruto da  propaganda.Sabe-se lá !
 Brincava-se  até com coisas sérias ,assim se dizia :”político bom é político morto”, definitivamente, não se acreditava neles..Todos estavam convencidos que o Brasil não tinha conserto. Naqueles tempos se ouvia quando Antonio Ermírio de Moraes  afirmava que a “A política é a arte de pedir votos aos pobres ,auxilio financeiro aos ricos, e mentir a para ambos.”Bela frase.
Naqueles tempos se falava dos prefeitos como quem fala da vizinha que namora o seu marido.  Sem qualquer respeito. Conta-se que um  dia houve  grande festa  em São Pelegrino ,para a inauguração de um bebedouro para cavalos .Então,  as inaugurações das parcas obras públicas mereciam festa com banda e tudo. O mais incrível é que   a população que não acreditava em politocos, adorava participar das inaugurações .Basta olhar as fotos de Caxias antiga e verificar.O Intendente  e seu séquito para lá se dirigiram , a Intendência ficava na Visconde Pelotas aonde é o hoje o Museu Municipal.Tudo era longe nos lombos do cavalo ou a pé. O intendente  Miguel Muratore era de uma burrice enciclopédica.Quando tomou a palavra esperava-se uma pérola . Dito e feito! Disse ele: ”Declaro inaugurado o bebedouro para burros.” Em seguida pegando numa canequinha tomou  a  água  do bebedouro de um golpe só. Feita a inauguração com tal  chave de ouro,  a população alegre voltou para casa.O incidente tornou-se parte do folclore nativo. Era tempo alegre, de rir dos políticos.
Hoje se sofre por   políticos como se eles merecessem piedade! Como se a política brasileira algum dia tivesse sido séria. Como se a corrupção tivesse nascido hoje. Tolice, ela é tão antiga quanto o Brasil! Vale a pena escutar Luis Fernando Veríssimo quando diz “ Brasil: esse estranho país de corruptos sem corruptores.” Os brasileiros tem  os políticos que merecem,nem melhores nem piores do que eles.A  política é feita a imagem e semelhança dos eleitores que elegeram seus representantes . Como responsáveis pela bagunça, se puderem riam!




sábado, 12 de dezembro de 2015

VICE VICIOUS


        








    Uma das figuras mais apagadas da política brasileira é o vice, seja de presidente,  de governador ou  de prefeito.O papel do vice é apenas o de substituir o titular, ou seja é o reserva do poder executivo.Não tem votos próprios é eleito em um chapa única encabeçada pelo titular.  O vice fica torcendo para que o titular caia  e ele possa ser seu substituto. Seja por doença ou  por inabilidade política.  Ou seja,  o vice  deve rezar para que o titular erre ou morra Que tipo de  parceiro político é este?
Os reservas em geral são do mal, ficam fazendo força para derrubar o titular. Alguns vices foram e são extremamente viciados, conspiram como o respiram, sem parar!  O Brasil já teve os mais estranhos tipos de vice-presidente. Alguns bons como Itamar,outros deletérios como Sarney.Outros entraram calado e saíram mudos.Tente  citar alguns vice-governadores ,para ver o que lhe vem a  memória .Cite os últimos vice-presidentes e vera  que deles não se lembra..
Ao repassar a maravilhosa história dos vices brasileiros ,não  é  possível esquecer o apagadissimo Café Filho .Que durante  governo Vargas (1950-54) ficou boicotando o titular ,fazendo conchavos com os militares que então não gostavam da Petrobrás e de outras empresas estatais ,das quais Getulio foi o pai.
Um vice que deu o que falar foi o de Janio Quadros, quem não se lembra de Jango Goulart? Foi um dos  mais extraordinários vices , teve de se submeter ao parlamentarismo ,aos governichos as suas costas e a uma campanha acerba da imprensa quanto suas pretensões de reformas  sociais.Sendo o maior pecuarista do Brasil foi taxado de  comunista.Sua reforma agrária não prestava e não prestava seu senso de justiça para com o desassistidos. As ‘forças ocultas’ não sossegaram até que o retiraram  do poder. Igualzinho o que está fazendo hoje o vice Michel ,ligado   com a mais obscura  direita .Não estaria na hora de fazer  Política com letra maiúsculas  em lugar de  politicagem? Não seria a hora da união nacional para o  Brasil voltar a crescer.?
Se cada vez que o Brasil tiver um presidente inepto ou inábil for realizado um golpe, para que servem as  eleições?  Como ensaios para golpes?Já houve tantos, contra Getulio, contra Janio, contra Juscelino, contra Collor e agora contra Dilma .Para que outro golpe? Serve apenas aos viciosos políticos  brasileiros ,  que como os senadores romanos só vivem  para  tramar a morte de Cesar .Imaginem uma Cesar mulher, só matando !Parece  que muitos políticos não conhecem soluções apenas sabem criar novos problemas. A melhor proposta  é a de Aldous Huxley no Admirável Mundo Novo : “Os súditos do ditador do futuro serão governados sem sofrimentos por um corpo de engenheiros sociais altamente instruídos.”. Viva a  a nova tecnologia do poder, sem ideologia, antisséptico e eficiente!





sábado, 5 de dezembro de 2015

AUTOCRATAS












O português é uma língua extraordinária. Há palavras para tudo, para cada nova tecnologia cria-se um novo verbo e um novo substantivo. Hoje as palavras incorporadas do inglês  como mouse e deletar,geradas pela adoção do PC que se tornaram de uso comum.Como outrora foram incorporadas do frances, as palavras chofer e garçom para   aqueles que dirigem automóveis  e os que servem em restaurantes.Uma língua prolixa e direta .Como o inglês é sintético e indireto.
Palavras de origem latina são sonoras e de duplo ou triplo sentido. Há palavra mais bela e sonora que autocrata? Há palavra com sentido mais definido?   Veja o dicionário, significa: Título oficial dos antigos czares da Rússia;” ou ainda que ou quem exerce seu poder sem partilhá-lo com outros, impondo-o de forma arbitrária e tiranicamente”.Por fim  “ Aquele ou aquela cujo poder não depende de nenhum outro”. Uma belíssima palavra para um péssimo modo de ser .
Não houve no mundo poder maior do que os dos czares russos. Faziam e desfaziam, mandavam e desmandavam a seu bel prazer.Mandavam matar pessoas ,atiravam contra o povo ,não ouviam a opinião de ninguém. Lembram o que aconteceu com Nicolau II, o último monarca absoluto da terra, que não obedecia nem leis nem normas? Foi assassinado junto com toda sua família e o que é pior, poucos se importaram com seu fim.
Mas não foram apenas os czares  russos ,houve outros autocratas tão medonhos como Nicolau .A Alemanha não teve apenas a doce Ângela Merkel ,teve também o intolerável e intolerante  Hitler .A Itália não teve apenas a monarquia absoluta dos papas ( a única que ainda existe) teve também Mussolini. No Brasil há os inesquecíveis Geisel e Medici .Todos autocratas ( eleitos ou não) viveram e morreram de forma pouco digna,sem deixar saudades. O mundo sempre  esteve  e está cheio de autocratas,que pensam que são os donos do mundo.Eles  enchem o mundo com seu poder autoconsentido .Eles pensam que são eternos  como   seu poder.Falácias,eles também morrem !
Copiando Bukowski” A diferença entre um democrata e um autocrata ,  consiste em que na democracia se pode votar antes de receber as ordens”. Infelizmente só se conhece o autocrata depois das eleições. Depois da eleição pode-se não só ordens, mas ainda tomar decisões unilaterais e pessoais que desagradem a muitos. A democracia pode levar  ao poder,autocratas da estirpe   dos czares, que tem  enorme desprezo pelo outro,pelo subalterno e pelo  que pensa de forma diferente da sua . Imitando Quintana  pode-se afirmar que “ Autocrata é um tirano por conta própria.” Será que você já elegeu um autocrata?Eu já, e quantos!
.