sábado, 5 de dezembro de 2015

AUTOCRATAS












O português é uma língua extraordinária. Há palavras para tudo, para cada nova tecnologia cria-se um novo verbo e um novo substantivo. Hoje as palavras incorporadas do inglês  como mouse e deletar,geradas pela adoção do PC que se tornaram de uso comum.Como outrora foram incorporadas do frances, as palavras chofer e garçom para   aqueles que dirigem automóveis  e os que servem em restaurantes.Uma língua prolixa e direta .Como o inglês é sintético e indireto.
Palavras de origem latina são sonoras e de duplo ou triplo sentido. Há palavra mais bela e sonora que autocrata? Há palavra com sentido mais definido?   Veja o dicionário, significa: Título oficial dos antigos czares da Rússia;” ou ainda que ou quem exerce seu poder sem partilhá-lo com outros, impondo-o de forma arbitrária e tiranicamente”.Por fim  “ Aquele ou aquela cujo poder não depende de nenhum outro”. Uma belíssima palavra para um péssimo modo de ser .
Não houve no mundo poder maior do que os dos czares russos. Faziam e desfaziam, mandavam e desmandavam a seu bel prazer.Mandavam matar pessoas ,atiravam contra o povo ,não ouviam a opinião de ninguém. Lembram o que aconteceu com Nicolau II, o último monarca absoluto da terra, que não obedecia nem leis nem normas? Foi assassinado junto com toda sua família e o que é pior, poucos se importaram com seu fim.
Mas não foram apenas os czares  russos ,houve outros autocratas tão medonhos como Nicolau .A Alemanha não teve apenas a doce Ângela Merkel ,teve também o intolerável e intolerante  Hitler .A Itália não teve apenas a monarquia absoluta dos papas ( a única que ainda existe) teve também Mussolini. No Brasil há os inesquecíveis Geisel e Medici .Todos autocratas ( eleitos ou não) viveram e morreram de forma pouco digna,sem deixar saudades. O mundo sempre  esteve  e está cheio de autocratas,que pensam que são os donos do mundo.Eles  enchem o mundo com seu poder autoconsentido .Eles pensam que são eternos  como   seu poder.Falácias,eles também morrem !
Copiando Bukowski” A diferença entre um democrata e um autocrata ,  consiste em que na democracia se pode votar antes de receber as ordens”. Infelizmente só se conhece o autocrata depois das eleições. Depois da eleição pode-se não só ordens, mas ainda tomar decisões unilaterais e pessoais que desagradem a muitos. A democracia pode levar  ao poder,autocratas da estirpe   dos czares, que tem  enorme desprezo pelo outro,pelo subalterno e pelo  que pensa de forma diferente da sua . Imitando Quintana  pode-se afirmar que “ Autocrata é um tirano por conta própria.” Será que você já elegeu um autocrata?Eu já, e quantos!
.
 
 
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário