sábado, 12 de dezembro de 2015

VICE VICIOUS


        








    Uma das figuras mais apagadas da política brasileira é o vice, seja de presidente,  de governador ou  de prefeito.O papel do vice é apenas o de substituir o titular, ou seja é o reserva do poder executivo.Não tem votos próprios é eleito em um chapa única encabeçada pelo titular.  O vice fica torcendo para que o titular caia  e ele possa ser seu substituto. Seja por doença ou  por inabilidade política.  Ou seja,  o vice  deve rezar para que o titular erre ou morra Que tipo de  parceiro político é este?
Os reservas em geral são do mal, ficam fazendo força para derrubar o titular. Alguns vices foram e são extremamente viciados, conspiram como o respiram, sem parar!  O Brasil já teve os mais estranhos tipos de vice-presidente. Alguns bons como Itamar,outros deletérios como Sarney.Outros entraram calado e saíram mudos.Tente  citar alguns vice-governadores ,para ver o que lhe vem a  memória .Cite os últimos vice-presidentes e vera  que deles não se lembra..
Ao repassar a maravilhosa história dos vices brasileiros ,não  é  possível esquecer o apagadissimo Café Filho .Que durante  governo Vargas (1950-54) ficou boicotando o titular ,fazendo conchavos com os militares que então não gostavam da Petrobrás e de outras empresas estatais ,das quais Getulio foi o pai.
Um vice que deu o que falar foi o de Janio Quadros, quem não se lembra de Jango Goulart? Foi um dos  mais extraordinários vices , teve de se submeter ao parlamentarismo ,aos governichos as suas costas e a uma campanha acerba da imprensa quanto suas pretensões de reformas  sociais.Sendo o maior pecuarista do Brasil foi taxado de  comunista.Sua reforma agrária não prestava e não prestava seu senso de justiça para com o desassistidos. As ‘forças ocultas’ não sossegaram até que o retiraram  do poder. Igualzinho o que está fazendo hoje o vice Michel ,ligado   com a mais obscura  direita .Não estaria na hora de fazer  Política com letra maiúsculas  em lugar de  politicagem? Não seria a hora da união nacional para o  Brasil voltar a crescer.?
Se cada vez que o Brasil tiver um presidente inepto ou inábil for realizado um golpe, para que servem as  eleições?  Como ensaios para golpes?Já houve tantos, contra Getulio, contra Janio, contra Juscelino, contra Collor e agora contra Dilma .Para que outro golpe? Serve apenas aos viciosos políticos  brasileiros ,  que como os senadores romanos só vivem  para  tramar a morte de Cesar .Imaginem uma Cesar mulher, só matando !Parece  que muitos políticos não conhecem soluções apenas sabem criar novos problemas. A melhor proposta  é a de Aldous Huxley no Admirável Mundo Novo : “Os súditos do ditador do futuro serão governados sem sofrimentos por um corpo de engenheiros sociais altamente instruídos.”. Viva a  a nova tecnologia do poder, sem ideologia, antisséptico e eficiente!





Nenhum comentário:

Postar um comentário