sábado, 16 de abril de 2016

VIVA A POLITICA!









            Hoje no Brasil há trinta e cinco partidos políticos organizados e 20 em organização. Partidos de todas as cores e ideologias, alguns só com cores.Tal variedade  é para ninguém botar defeito. Acontece que há apenas dois tipos de partido os que defendem o capital e os que defendem o trabalho, então como se explica tantas siglas e bandeiras? Simples são lembranças das tribos.
            A divisão das tribos tem várias causas, algumas vezes o número excessivo de índios, o que dificultava a divisão dos produtos da caça e da coleta;outra causa a inveja do   cacique  e por fim a   busca do poder. Mas para lutar contra  inimigos ,os inimigos se uniam . Simples assim. Afinal o ser humano é extremamente previsível,  nele nada  surpreende.
              O que se passa na tribo, uma sociedade menos complexa que a de classes, serve para o entendimento dos entreveros políticos atuais. Tudo começou com o fim da Gloriosa (1988) e a nova Constituição,por falar em constituições sabem quantas os Estados tiveram: apenas uma . Ela data de 1787 e até hoje sofreu apenas vinte e sete emendas. Tem quatro seções e seis artigos. O pais tem funcionado relativamente bem com ela desde então.  Sabem quantas o Brasil já teve? Sete, que correspondem a cada mudança violenta de regime de governo. Pois bem, só a constituição de 1988 tem 250 artigos ( fora os parágrafos , seções e capítulos incontáveis ) e sofreu  98 emendas em vinte e oito anos ,ou seja cerca de 13 por ano.Tão emendada que dá pena.Uma verdadeira colcha de retalhos ! Nos Estados Unidos houve uma guerra de cinco anos por causa da mudança de um único artigo. Aqui houve  apenas  conchavos e compras de votos para  suas  mudanças.
            Uma das muitas violações da Constituição de 1988 aconteceu em 1994. Foi mudança do artigo do nº 82 que previa para o presidente um mandato de cinco anos sem direito a reeleição. No governo do FHC foi votada a emenda de revisão constitucional nº 5 que permitia a sua reeleição, com um mandato de quatro anos .Dando  assim nove anos de poder para o então Presidente.
            O PSDB (partido dissidente do PMBD) pretendia permanecer no poder por muitos anos. Não deu, a eleição de Lula de Dilma estragou seu o plano A manutenção do PT no poder não agradou o paladar tucano, que para tomar o poder se reuniu ao inimigo o PMBD, para retomar a hegemonia política nacional. É exatamente mesmo que fazem os índios em suas tribos. No próximo domingo se vota o impedimento da Presidente como se fosse um espetáculo popular.  Com direito a telão e alambrado como numa partida de futebol de campeonato mundial, com a Bandeira e o Hino servindo de abrigo para mais um golpe. Momento de luto para a democracia e para a política. Será que a Velhinha de Taubaté (1979-1985), que se tornou famosa por ser "a última pessoa no Brasil que ainda acreditava na política”, estará no céu torcendo pela vitória da nova sigla PSDM? Acredito que sim!  


Nenhum comentário:

Postar um comentário