sexta-feira, 18 de novembro de 2016

OPINIÕES& CIA








            As opiniões são posicionamentos pessoais sobre determinado assunto. Em tempos de liberdade elas são livres, basta que não ataquem a honra ou a moral de outrem. É velho o dito popular que  diz a minha liberdade acaba onde começa a do outro. Há uma diferença entre  o que é   opinião ( doxa) e ciência(episteme).A ciência  precisa de hipóteses e provas, já a opinião  tem  posições e pontos de vista. A opinião não precisa de provas, ela existe e ponto. Isto não significa que a opinião  não possa ser provada,pode sim .Muitas vezes ela é  um insight( compreensão intuitiva ) significativo.
            Em relação a opinião há pouca concordância ,visto que cada um tem a sua.    Para cada vale um a sua própria opinião. Discutir ou brigar por se ter posições diferentes é tolice, quem ainda não descobriu, com certeza descobrirá.  É pior do que botar suspensório em cobra. Dá uma trabalheira danada e o resultado é nulo, pois, cada um se aferra a seu ponto de vista.
            Quando Voltaire afirma: ”Existirá alguém tão esperto que aprenda pela experiência dos outros?” quer dizer que cada um tem suas próprias experiências, cada um tem seus próprios pontos de vista. Dá para imaginar como o mundo seria chato  se todo mundo pensasse da mesma forma .  Benditas são as experiências e as  personalidades diversas, que  cada um  que fique com a sua. Tem razão  Oscar Wilde ao afirmar :”Quando as pessoas estão de acordo comigo,sempre penso que devo estar errado.”Pois, de uma certa foram a  unanimidade preocupa !

            Coisa muito diferente da opinião é o consenso. Consenso é acordo, em geral é a media de várias posições. . Assim foi feita a Constituição dos Estados Unidos uma verdadeira obra prima política. Depois de pronta desagradou a seus signatários, ainda assim é um dos melhores textos já escritos sobre um Estado verdadeiramente democrático. Mas isto não é uma lei,  muitas vezes o consenso pode levar ao engano.

            Muitos leitores discordam das minhas opiniões. Acho justo que pensem de forma diferente da minha. Não só os leitores, mas os homens  em geral  tem  o direito de discordar, não só  que é escrito  ,mas  do que é feito .Das diferenças pode nascer a verdade,como no caso da Constituição Americana. Lá o problema parecia insolúvel, pois metade dos delegados acreditava na escravidão e metade não,ainda assim chegaram num consenso.   Ninguém, mas ninguém mesmo é dono da verdade.

            Voltaire disse uma frase perfeita: Posso não concordar com nenhuma das palavras que você disser, mas defenderei até a morte o direito de você dizê-las.  Alias ele é o mais democrata dos pensadores. Há um porém, nem sempre o que dito significa  uma opinião pessoal , algumas vezes são armadilhas lançadas para caçar incautos.   Um boa forma para  julgar as pessoas é   por suas perguntas .De mais a mais como disse  o velho e sábio   Marx:  as pessoas só perguntam quando já conhecem  as respostas.  Não acham uma boa ideia perguntar?


.

Nenhum comentário:

Postar um comentário