sábado, 6 de agosto de 2016

OLIMPIADAS & CIA


             


munique 1





Não é preciso ser gênio para entender a força da hegemonia. Ela o pensamento dominante de um país,aquele que dirige se não suas ações o imaginário coletivo.  Há várias correntes teóricas, mas  è suficiente que se entenda, que ela forma e molda a opinião geral. Hoje a opinião se forma  por meio das redes sociais, seja que nome tenha e pela mídia impressa e televisionada.  A opinião se  forma  no Face , na Globo etc. A opinião veiculada  é indiscutível.Ela investiga ,  julga e se condena sem precisar da polícia ou do judiciário.è o supremo poder.
            A Olimpíada começou em 1890, sendo a atual  a trigésima primeira edição . A Copa do Mundo da FIFA começou em 1930.  A não ser o nome as duas tem  pouco em comum , a não ser o fato que  ambas são competições esportivas milionárias.  Ai terminam as semelhanças.  A mídia não poupa louvores à Olimpíada,mas não se cansou de criticar  a Coopa de 2014.  Ela mereceu a maior campanha de difamação até hoje movida contra uma competição esportiva. parecia que o narcotráfico havia tomado o Brasil com o refém.Agora os tempos são outros ,mas não as competições.  Ambas tem muito em comum, a  maior diferença está  na propaganda,ambas se originaram de crises econômicas.
            Muita gente ganha dinheiro com tais competições! Há os campeões, os reis do esporte, os dirigentes, os reis das roupas esportivas,as   redes de TV  etc. Ainda outros ganham como hotéis,  restaurantes , comércio  e as viagens em geral.. Não se enganem, como as festas comemorativas como Dia das Mães, Dias dos Namorados  as duas competições foram organizadas  com  objetivo de ganhar dinheiro. São invenções para movimentar milhões de dólares.. Basta  estudar o período em que foram inventadas as duas competições para se entender seu sentido.Quem as inventou sabe,  como vencer as crises e influenciar pessoas,oferecendo objetivos plausíveis.
            Os países disputam a tapa o direito de sediar tais competições e o Brasil ganhou o direito de sediar as duas. Uma vitória da política nacional. Mas só houve reclamações e movimentos contrários . No Brasil, desde a reeleição da Presidente a política de repente se tornou mais importante do que a economia, ainda mais em tempo de crise. Deixa prá lá!
            Tudo tem a ver com a falada hegemonia. Desde os idos da Gloriosa o pensamento hegemônico brasileiro tem sido formado pela mais rede conhecida de TV. Com suas novelas moldou os costumes, com suas noticias inventou verdades. Elegeu presidentes e derrubou outros.Agora resolveu que as Olimpíadas são a salvação nacional. Em 2014 ,ao contrario fez o possível e até o impossível para detonar a Copa do Mundo FIFA 2014. Não conseguiu de todo, pois paixão pelo futebol era maior que o rancor da Rede contra o Governo Federal. Mas tentou, não há dúvidas!           Como diz Leonardo da Vinci :”O olhar de quem odeia é mais penetrante do que o olhar de quem ama”.Mas agora os tempos são outros.  Só se espera que não  se repita o fiasco do futebol  brasileiro. Há quem aguente outra derrota de 7 a 1?

           


4 comentários:

  1. Os carneiros substituíram o cães do apocalipse. Loraine, feliz aniversário!parabéns pelos leoninos anos, por teu pensamento

    ResponderExcluir
  2. ..orgulhoso e lúcido. Como é poder acompanhá-la. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  3. COMO É BOM ACOMPANHÁ-LA. UMA VIDA. Ufa, consegui.

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir