sábado, 28 de julho de 2012


CAXIAS TEM JEITO?


Caxias de hoje como se fosse de ontem.2012


São tantos os problemas de Caxias (do Sul se quiserem) que parece que não há mais solução para eles. Bobagem! Não haveria solução possível se ela afundasse como Alexandria ou explodisse como a Atlântida. Chernobyl e Hiroshima apesar das explosões nucelares estão resistindo. Como Caxias não sofreu cataclismo natural  ou tecnológico é possível resolver alguns de seus problemas.
A Câmara de Vereadores faz me lembrar de meus alunos: a falta de ideias. Creio que isso se deve ao fato dos gentis edis (por sinal, alguns  dos quais foram meus ex-alunos) não terem imaginação ,ou quem sabe , não se interessam pela cidade em que vivem. Ou quem sabe ainda não tem tempo para olhar para suas praças, ruas e passeios. Mas alguma coisa acaba de ser atacada, a publicidade.
A publicidade abusiva nas fachadas de prédios e das casas é um dos graves problemas estéticos da cidade. A Câmara de Vereadores criou juízo e buscou uma solução. Aprovou uma solução paliativa visando disciplinar a publicidade na cidade.  Com tantas emendas e tantos cuidados com os interesses dos lojistas, a solução proposta é  apenas paliativa.
Para os vereadores e administradores da cidade carentes de imaginação e vivência urbana repasso alguns problemas que deveriam ser resolvidos. Creio que  as soluções podem ser encontradas por eles.
Em primeiro lugar as árvores. Elas não são mais importantes que os homens, mas ao contrário deles não tem vez nem voz. O respeito pelos seres vivos começa pelo reconhecimento de seu ciclo vital, crescimento, reprodução, doença e morte. Existem as árvores doentes, com parasitas diversos, fungos e outras doenças cujo nome desconheço. Há árvores mortas pelas ruas da cidade. Além das árvores doentes há  as amputadas. As árvores esses que não foram mostradas na excelente publicação sobre as árvores no perímetro central da cidade. Lindo trabalho da  Secretaria do Meio Ambiente Olhem as árvores amputadas.  As árvores que foram mal cortadas pelo bem estar dos fios, das câmeras de vigilância entre outras razões.  .
Não há solução para os fios?  Existe sim, basta visitar Ouro Preto onde o problema foi muito bem  resolvido Onde está a Secretaria do Meio Ambiente ? Seres que pensam nas imagens e esquecem o real. A causa do descuido? As mentes acadêmicas que preferem o discurso à ação.
Na próxima semana continuarei a sugerir mudanças.  Problemas  não faltam

Twitter: loslomp Blog:historiadaquiu@spot.com










Nenhum comentário:

Postar um comentário