sábado, 28 de julho de 2012


CAXIAS TEM JEITO?(2)


A beleza da natureza é grátis .Forqueta 2012


Na semana passada escrevi sobre as árvores, que não tem nem movimento nem voz. As árvores não falam e não caminham, pois tem seus pés plantados fundo na terra. Sobre o assunto deixei em aberto algumas questões. Fiquei pensando no assunto e outras foram surgindo. Problemas não faltam!
Depois de fazer um balanço sobre o caos que reina em relação a árvores de Caxias, lembrei-me de outros tempos e lugares onde as árvores eram consideradas símbolo de poder. Os judeus usavam a folha da oliveira para representar a paz. Lembrei-me da Palestina tão degradada por lutas internas e externas e que, no entanto preserva as oliveiras milenares, onde  Jesus teria passado sua última noite antes da crucificação. Na Praça Dante há uma oliveira que foi picotada de forma cruel. Como símbolo da paz foi plantada pelo prefeito Luciano Corsetti para marcar o fim da Segunda Guerra! ( 1939-1945).Quem se lembra dela?
 Antigamente os gregos usavam as folhas do louro para coroar os atletas vencedores das Olimpíadas. Os romanos plantavam carvalhos ao longo das estradas para  abrigar com sua sombra os guardas e alimentar com suas bolotas os animais.
Aqui a Prefeitura tem se aperfeiçoado em maltratar  as árvores.
Faltou dizer ainda que a Prefeitura tem seguidores.  Alguns indivíduos se divertem quebrando mudas e galhos de árvores, sem falar dos ônibus que quebram enormes galhos das árvores.Uma tristeza.
Faltou dizer que outros   cortam palmeiras imperiais, alegando que suas folhas sujam seus prédios. Agora uma delas (eu conferi) está morta. Nem sempre os contraventores são indivíduos de pouco proveito. Alguns são cidadãos ilustres, e, portanto imunes à lei.
Um leitor me ligou para informar sobre a precária situação dos plátanos do Parque dos Macaquinhos (Getúlio Vargas para os legalistas). José Angeli me informou e eu confirmei que as árvores que foram asfaltadas. Ou seja, os plátanos tiveram suas raízes cobertas pelo asfalto. As raízes emparedadas são sentença de morte para as árvores quase centenárias. Disse-me ele ainda que algumas pessoas consideram sujeira  as  folhas .Na verdade não estão sós!  Algumas até exigem a poda das árvores das calçadas  para  que não sujem seus pátios. Outras as podam sem licença.  Esquecem que as folhas são adubo natural, que a natureza oferece como bônus, além do oxigênio, da sombra e da beleza.  As folhas oferecem  proteção contra o frio impedindo que as raízes morram com a geada.
 Mas não há dúvida Caxias tem jeito, o que não têm é alguns de seus cidadãos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário