quinta-feira, 10 de julho de 2014

PÁTRIA AMADA




 Ninguém confunde lugar com governo. Não conheço pessoa que confunda sua casa (ou lugar onde nasceu) com a prefeitura local. Não sei por que cargas d’água de forma geral muitos confundem pátria e governo. Pátria é o lugar onde nascemos. Governo são os dirigentes (temporários) de um país
Não há como negar que futebol e a política estão vinculados.  Lembro-me dos tempos da ditadura em que a Copa de 1970, serviu para exaltar o governo do general Médici. Foi uma vitória do Brasil e não da ditadura. Ninguém confundiu então  a ditadura e futebol.A vitória do  futebol foi usado pela ditadura.  Na Copa do Mundo de 2014 parece estar sendo feita uma confusão entre Copa do Mundo e o governo do PT Como se a vitória na Copa assegurasse a vitória de Dilma. Bobagem.
O Brasil é mais do que um governo. Brasil é sessenta mil vozes cantando o Hino Nacional num estádio de futebol. Pátria é metalúrgicos trabalhando nas fundições e nos tornos. Pátria é  professores e ensinando e estudando para um formar país melhor. . O governo é apenas a representação do Brasil! O Brasil somos todos nós brasileiros. “E de mais a mais  ‘‘Não há no mundo país igual a este” como bem  cantava Olavo Bilac. Só quem não conhece os outros países pode desmerecer  o seu próprio país.  Ou como disse Voltaire “A pátria é nos lugares onde a alma está acorrentada.”
O que significa que Pátria é lugar, pátria é  povo, pátria somos todos nós, A pátria não é ninguém; é todos; e cada qual tem os  mesmos direitos. A pátria é mãe, não é um partido, nem uma seita, nem um regime   de governo. Pátria é  muito mais do que isso “: é o céu, o solo, o povo, a tradição, a consciência, o lar, o berço dos filhos e o túmulo dos antepassados, a comunhão da lei, da língua e da liberdade.” Viva Rui Barbosa!
Quem fala mal do Brasil não sabe o que diz, ou melhor, fala mal de si mesmo, também é brasileiro o fofoqueiro e o difamador. Os governos são transitórios, a Pátria é permanente, que pode durar  várias  gerações. Eu torço pelo Brasil Poderia terminar com muitos poetas ,que amaram  a sua Pátria,mas escolhi Vinicius de Moraes
“Não te direi o nome, pátria minha
Teu nome é pátria amada, é patriazinha
Não rima com mãe gentil
Vives em mim como uma filha, que és
Uma ilha de ternura: a Ilha
Brasil, talvez.”
Loraine Slomp Giron brasileira e historiadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário