quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013


 UMA CAXIAS GAÚCHA CAXIAS

 O Estado é um conceito distante do cidadão. Algo abstrato que não parece existir, como se fosse uma sombra que pairasse sobre a comunidade, visando apenas a cobrança e a repressão. Muitas vezes o Estado é confundido com o governo, mas, não há nada mais diverso que eles, o mesmo acontece com os estados e com os municípios. O Estado é bem mais amplo que o governo, envolve nação (povo) leis e território e o bem comum. Já governo é bem mais restrito envolve governantes, partidos e interesses políticos, estando permeado quase sempre por  interesses individuais .
            Os homens convivem em comunidades, e por maior que sejam suas relações sociais e econômicas com outras nações ,continuam em seu dia a dia vivenciando apenas o lugar em que moram ,seja uma cidade, um bairro ou um distrito. Neste lugar como não poderia deixar de ser convivem  outras esferas do poder.
Essas considerações me parecem necessárias para constatar que o lugar é mais importante que as divisões administrativas. Se não fosse tal fato não fosse real como se explicaria a emancipação de distritos? Caxias já foi distrito de São Sebastião do Cai da mesma forma que Flores da Cunha  e Farroupilha foram seus distritos ,assim, poder-se –ia  a enumerar todos 496 municípios gaúchos resultantes de desanexações.
Caxias tem crescido em relação à região dos campos e da colônia alemã e enquanto se reduziu em relação à da colônia. Assim foram anexados os distritos de Criúva, Santa Lúcia do Piai, Vila Cristina entre outras. Agora é a vez do Juá.
 Cabe uma análise ainda que sucinta o fenômeno. Sendo o lugar mais importante do que o município ocorrem algumas distorções em relação às características  de determinado local .Caxias foi uma colônia oficial do Império.Povoada preferencialmente por italianos era povoada por um número restrito de outras etnias,os  luso-brasileiro representavam cerca de 15% do total da população.Os imigrantes vinham em busca de terras para cultivar.Ao longo do tempo, tiveram um número muito grande de filhos.Os filhos precisavam criar suas famílias e novas buscas de terra ocorrem.Assim a busca da terra leva os colonos para a região dos campos,que limitavam a Colônia.
Aos poucos, as grandes propriedades Campos de Cima da Serra foram fragmentadas pelas heranças e vendidas. Como na ocupação do Texas (que era mexicano) pelos norte americano, também nos os italianos vão ocupando novos espaços. Ao mesmo tempo os antigos distritos  que faziam parte da antiga colônia Caxias de emancipam.Os colonos que vivem nos campos se aculturam   e se tornam agora tornados gaúchos .
Como Caxias parece oferecer melhores condições matérias os distritos de São Francisco de Paula buscam a sua anexação. Não há dúvidas que o interesse econômico é mais forte que os laços municipais, pois a pátria é o lugar onde se vive. O município é uma divisão política,enquanto os lugares são culturais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário