sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013


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SOBRE  O DINHEIRO ALHEIO
 
Um dia eu descia do ônibus na Universidade quando vi um antigo Reitor aos berros dando pontapés no trevo de acesso, situado defronte do bloco na entrada do Campus. Naquela época, eram funcionários da casa que faziam o serviço. Perguntei a eles o que estava acontecendo. Responderam “Ele não gostou do trabalho. È a terceira vez que refazemos este calçamento”.
Um determinado Secretário da administração recém-finda mandou cercar parte do mato Sartori, como não gostou do resultado mandou derrubar a cerca e fazer outra. A derrubada da cerca eu presenciei, em uma das minhas deambulações pela cidade.
Garanto que em suas casas com seu próprio dinheiro, nem o Reitor nem o Secretário teriam feito tantas  experiências  estéticas.O bolso não dói quando o dinheiro  vem dos alunos ou dos contribuintes.Fiquei pensando com meus botões que é extremamente fácil gastar o dinheiro alheio.
Há outras formas de desperdiçar o dinheiro dos contribuintes. Uma delas é pagar abusivos aluguéis, quando a Prefeitura é dona de tantos terrenos na cidade. Deve haver algum motivo pelo qual algumas instituições preferem pagar aluguel em lugar de investir em construções. Lembro que a Prefeitura em 1975 ocupava dois pequenos prédios onde hoje está o Museu Municipal. Quando se mudou para o antigo pavilhão da Festa da Uva na Rua Alfredo Chaves, falou-se que o problema estava resolvido. Nele se abrigaram todas as secretárias e a Câmara de Vereadores.
Claro que a cidade cresceu, mas creio que cresceram bem mais as secretarias e os cargos em comissão. Coisas da política! Hoje as secretarias vicejam em mais de vinte prédios alugados (segundo meus cálculos) ou mais. Não há dados precisos no site da Prefeitura, os aqui apresentados se referem ao ano de 2012. Segundo um Secretário a Prefeitura gastaria nada menos de R$536.000 por mês em locações, o que totalizaria por ano nada menos que R$128.300 mil reais. Segundo a mesma fonte, ele desconhecia o total que era gasto, pois havia locações com valores menores.Deve ser coisa pouca apenas mais alguns milhares de reais. . Isso para um orçamento de R$ 1.177.632.010,00.  Enfim, é fácil gastar o dinheiro alheio!
Entre os princípios constitucionais que devem orientar a atividade público-administrativa o basilar é o da moralidade administrativa na vida pública que deve guiar a democracia. O principio ganhou força no final do século XX, sendo ele que assegura o  arcabouço da Lei Maior . A administração pública deve ser como a mulher de Cesar não basta ser honesta, ele deve parecer honesta. Não é preciso ser ilegal ela deve ser moral e legitima.
Não estou afirmando que os aluguéis pagos pela Prefeitura são ilegais. Não  me cabe  fazer tal juízo. O que não resta dúvida e eu tenho certeza é que mais de 10% do orçamento municipal é gasto em locações. Ainda que a população seja compreensiva (como quer um atual administrador) eu continuo com dúvidas. Não seria justo repensar tal aplicação das verbas públicas?

Loraine Slomp Giron – Historiadora
Twitter: @loslomp Blog: http://historiadaqui.blogspot.com.br/

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