quinta-feira, 31 de janeiro de 2013



UM NOVO FIM DO MUNDO 





Um dos cientistas mais importantes de todos os tempos é sem dúvida Isaac Newton (1643-1727). Físico e matemático notável, seu valor não é discutido, tanto de seus Principia e da Lei da Gravitação Universal.Muitas de suas obras ficaram escondidas por séculos. A partir de um leilão realizado em 1936, parte delas foram parar   nas mãos de John Maynard Keynes ,que as doou mais tarde ao King’s College de Cambrige, e outras nas mãos do sábio orientalista Abraham Ezequiel Yahuda ,que em 1951 as  doou ao recém criado Estado de Israel. Só em 2007  foram abertas  as que estavam em poder de Israel  .
Para espanto de muitos revelou-se uma outra face do cientista:o alquimista e o estudioso do Apocalipse. 
Mas não há motivo para espanto. Ele escreveu muitas obras consideradas hoje como ocultistas. Era um tempo em que alquimia e ciência ainda conviviam em que a astrologia era tão considerada tão científica quanto à astronomia. Na sua época, na Inglaterra havia liberdade de pensamento religioso, sendo de fé anglicana podia ler as escrituras. A teologia como a astrologia eram ciências, assim procurou aplicar  o método científico ao estudo do livro de Daniel.
Newton chegou a algumas constatações interessantes. O primeiro livro trata da vida do profeta  na corte de Nabucodonosor .O segundo  livro de Daniel ( 7-12)  é apocalíptico trata das quatro feras e das últimas batalhas e dos últimos dias da terra. Ao estudar a Bíblia tenta chegar a informações realmente científicas sobre a duração do mundo. Ele estava interessado em definir quando ocorreria o fim do mundo. Estudando o Livro de Daniel concluiu que o mundo deveria acabar 1260 anos depois da fundação do Sacro Império Romano, por Carlos Magno em 800 D.C, ou seja, o mundo terminaria em 2060. Antes disso prevê o retorno dos judeus à Israel. Conclui afirmando que o mundo poderia acabar mais tarde,mas que dificilmente terminaria  mais cedo do que a data por ele prevista.
Como todos sabemos a ciência também se engana .Durante muitos séculos não ensinou que o Sol girava em torno da Terra?Se a ciência se engana porque não se enganaria Newton em sua previsão do fim do Mundo?
Mas os homens preferem mitos e lendas a realidade, assim  se pode    imaginar que em 2060 se repitam todos os prognósticos sobre  o fim do mundo  como o previsto  pelos interpretes dos  maias.Com muito mais razão, pois Newton a contrário dos maias, reles povo primitivos americanos, é um dos físicos mais importantes de todos os tempos .Vá tentar entende os homens .Como dizia ele mesmo  dizia : Eu consigo calcular o movimento dos corpos celestiais, mas não a loucura das pessoas.”
Loraine Slomp Giron – Historiadora
Twitter: @loslomp

Nenhum comentário:

Postar um comentário