quinta-feira, 3 de janeiro de 2013


VOCÊ ACREDITA EM NOSTRADAMUS?


Faz pouco que passou o dia D ,mais um daqueles dias em que foi anunciado o fim do mundo .Mais um apocalipse  maia  que passou e nada aconteceu.
Os homens apreciam maus augúrios.Da mesma forma que ,em geral  preferem acreditar em mentiras.O sabor da mentira é grande.
Mas de qualquer modo há muitos profetas.Os bíblicos os aceitos e os apócrifos.Depende de cada um aceitar ou não em que profeta acreditar.
Vivemos em uma sociedade de mitos.Os mitos são bem aceitos ,ainda que se  enganem crianças inocentes.Logo ao nascer mentimos para nossos filhos atribuindo a entidades como o Papai Noel ,a Formiga  e ao Coelhinho ,os presentes que nós compramos para eles.Parece algo ingênuo e até meigo.Mas vamos combinar mentiras são mentiras.
Quando as pobres criancinhas descobrem a burla  as perdas são grandes.Algumas ficam traumatizadas,outras nem tanto.De  qualquer sorte foram treinados na mentira. Fica mais fácil acreditar em mentiras quando os pais treinam tal habilidade. Passei pelo mesmo processo e fiquei vulnerável aos enganos.Como acreditar em amor eterno ,em monogamia e todos aqueles artifícios nos quais somos useiros e viseiros..
Por que a sociedade age assim? Não sei mesmo.Posso levantar hipóteses .Os homens temem a verdade, seria a hipótese inicial. Tive meu tempo de crença em Nostradamus.Achava em suas profecias tantas coincidências que não poderiam deixar de ser verdadeiras.Depois me   veio a certeza que era mais um dos muitos engodos  nos  quais somos levados a acreditar.  As profecias nada mais são uma previsão do que poderá acontecer.,ou não.O condicional torna o real. impraticável .
Quando inventamos  um novo projeto de destruição da Terra ( e ele existe e é real) adiamos por algum tempo nossa própria destruição e  adiamos a realização do  nosso projeto de pessoal de  finitude.Em lugar de agirmos como homens,passamos a agir como deuses.Quem não gostaria de ser deus?
Em tempos bicudos nos quais os perigos reais são tantos apelar para o mito é uma forma de se assegurar que o que já é ruim poderia ser ainda pior..Por outro lado na duvidas que o poder dado pela profecia ultrapassa o tempo da vida,sendo mais uma das formas de se manter vivo através de um tipos específico de achismo .
Na verdade não se trata apenas de  fé .A fé ,como o amor são coisas sobre as quais a ciência pouco se preocupa.Muito da fé,é engano.muito do engano é fé.
 Segundo Carl Sagan :”A idéia  de que Deus é um gigante barbudo de pele branca sentado no céu é ridícula. Mas se, com esse conceito, você se referir a um conjunto de leis físicas que regem o Universo, então claramente existe um Deus. Só que Ele é emocionalmente frustrante: afinal, não faz muito sentido rezar para a lei da gravidade!"
Trata-se portanto de assunto complexo ,que pode levar tanto ao endeusamento da Natureza, quanto da  invenção  se novos deuses ou mitos.Enfim porquê preferimos à mentira à verdade fica uma questão a ser pensada.Como há coisas nas quais pensar.
Loraine Slomp Giron     Historiadora . http://historiadaqui.blogspot.com.br/
twitter loslomp


Nenhum comentário:

Postar um comentário