Há alguns livros destinados a detonar a explicação sobre mundo conhecido. São tão importantes que nada mais será como antes deles. Lembro-me de alguns Da revolução de esferas celestes (Copérnico), A origem das espécies (Darwin), Princípios Matemáticos da Filosofia Natureza (Newton),A origem da riqueza das Nações (Smith) e O capital (Marx) .As explicações desses autores mudaram a visão sobre o mundo para sempre. O livro recém-lançado no Brasil ‘Sem lugar para se esconder’ ( Sextante, Rio de Janeiro, 2014) de Glenn Greenwald não chega a tanto ,mas,é essencial para explicar a morte privacidade, no mundo virtual e no real . Para demonstrar sua importância, basta destacar que a The Economist dessa semana (a mais importante publicação econômica do mundo) publicou uma resenha do livro ,que teve lançamento simultâneo no Reino Unido, nos Estados Unidos e no Brasil .Depois falem mal do Brasil!
Greenwald é defensor das liberdades civis, fundador de Salon (http://www.salon.com.) primeira revista da Internet. Motivo pelo qual foi procurado em 2013 ,por Snowden, jovem hacker que colocou sua cabeça a premio ao delatar o que a NSA tem feito com os usuários de produtos eletrônicos. Foi o jornalista que fez os contatos para a divulgação da documentação pirateada pelo especialista em criptografia e em acesso lícito ou não na Internet. Richard Snowden é um jovem de 29 anos, sem formação superior que se sentiu atingido pela quebra da ética e da privacidade realizada na Internet pelas agências dos Estados Unidos Sua delação colocou em perigo sua vida, abrindo também as portas para uma discussão vital sobre a liberdade da Internet.
Nesse pequeno espaço não é possível fazer uma resenha do livro , mas dá para fazer algumas constatações. Vamos à síntese. Tudo o que se fala ou se faz no celular, tudo o que se publica na Internet é armazenado na National Security Agency ( NSA ) em português - Agência de Segurança Nacional dos Estados Unidos . Algum dia, esses dados repassados graciosamente pelas redes sociais por ela autorizadas, poderão ser usados contra qualquer usuário do mundo, alguns já estão sendo utilizados para chantagem política. A Dilma que o diga!
A vigilância da National Security Agency (NSA) começou com o 11 de setembro de 2001, com a posterior votação da USA PATRIOT Act (Lei Patriota)..O Decreto sancionado pelo presidente George W. Bush permite a invasão da cada mensagem texto ou telefonema dado no mundo. Em 2006, o Congresso dos Estados Unidos aprovou a renovação do Act até 2015. Com essas ações ninguém mais é anônimo no mundo, já que as redes sociais ( todas) transferem os dados de cada um de seus usuários( de forma graciosa) para ela. Para finalizar vale uma frase de Snowden: ”Comecei a entender, que na verdade, o que o meu governo, faz no mundo afora é bem diferente daquilo que sempre me ensinaram.” Os Estados Unidos longe de espalhar a democracia, como sempre apregoou tornou-se um Estado policial!O futuro chegou,salve George Orwell?
Loraine Slomp Giron Historiadora
Nenhum comentário:
Postar um comentário